A importância da equipe de Promotores no PDV

0 Postado por - 10 de julho de 2014 - Por dentro do Trade Mkt, Trade Marketing

Desde 2008, início da minha trajetória no trade e em marketing promocional, minha vivência foi em agência.

Mesmo com todos os contras, stress de cliente, mão de obra, fornecedor, falta de estabilidade devido a rotatividade das empresas, não me vejo fazendo outra coisa, e a cada experiência busco encontrar um ponto de melhora e quem sabe chegar a 100% de efetividade, porquê não?

Um ponto importante a ser trabalhado, inclusive modificando a visão de todos, até mesmo dos profissionais que a exercem: os promotores – sejam eles repositores, de eventos, de campanhas sazonais, entre outros, é a questão do trabalho de equipe em campo.

Infelizmente sofremos com a falta muito grande de comprometimento, sejam as faltas nas campanhas, falta de postura ou abandonos no decorrer do trabalho. Esse fator pode ser decisivo, colocando em risco todo resultado que a agência e o cliente previram antes da positivação de tal projeto.

Mas será que isso é culpa 100% do funcionário no PDV?

Claro a postura de uma pessoa depende exclusivamente dela. Mas o que nossas agências e empresas fazem para melhorar esse profissional? Porque eles não são apenas promotores, como muitos se veem. Eles são o nosso ponto de relacionamento com o consumidor, shopper, cliente final. São eles quem nos aproximam da necessidade de cada pessoa. E diante de toda essa informação riquíssima que recebemos, conseguimos dar continuidade a todos os nossos projetos. As empresas e agências devem investir mais em treinamento, captação e reconhecimento, mesmo que o contato com o promotor seja de apenas um único dia, ele tem que sentir a importância que agrega aos gigantes da indústria.

Um promotor não é somente uma pequena peça no “conjunto da obra”. Ele é a grande peça que vai possibilitar que a marca leve a sensação de alegria ao consumidor, vai aproximá-lo da marca, vai nos ajudar a entender a necessidade de cada um e crescer a cada dia, juntos.

Temos que ter essa visão de equipe, e não percebê-los como apenas uma presença uniformizada no PDV.

Claro, não podemos generalizar esses problemas, porque temos equipe que não há o que se questionar. Postura, execução, abordagem, tudo em sintonia e com excelente performance. Sou muito grata a todos que fazem parte desse perfil. E sempre que posso, procuro direcioná-los aos melhores trabalhos.

Reconhecer o bom profissional resulta no estímulo ao seu crescimento.

Roberta Elias Roberta Elias | Formada em publicidade e MBA em Trade Marketing. Atualmente é coordenadora de Operações na Bullet e é responsável pelos projetos de planejamento e execução da Namco Games. É organizadora do blog http://meumundonomarketingpromocional.blogspot.com.br/, voltado a dicas de ação e iniciativas de sucesso com portal para equipe de mão de obra.

Tag: Trade Marketing

 

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